Fundado o Forum Agricultura Biológica

Com o objetivo de acompanhar, através de informação e debate, a situação e perspetivas da agricultura biológica, foi fundado em abril de 2023 em Lisboa o FAB – Forum Agricultura Biológica.

A agricultura atual, dita convencional, é origem de dificuldades ambientais graves e aparentemente insolúveis. O Forum Agricultura Biológica pretende contribuir para o reforço das correntes e movimentos que têm em vista constituir-se como solução generalizada a tais dificuldades. Para isso estudará e apresentará propostas de intervenção a nível social, político e legislativo, tendo como base os princípios fundamentais da agricultura biológica, tal como entendidos pelos seus fundadores históricos em todo o mundo.

Constitui uma das prioridades do Forum Agricultura Biológica acompanhar com vigilância as ameaças ao ambiente e à saúde humana provenientes da própria agricultura dominante: adubos, em particular os azotados e importados da Rússia; pesticidas, em particular as 57 substâncias ativas indicadas pela Comissão Europeia com efeitos crónicos graves na saúde humana; antibióticos, em especial os usados como fatores de crescimento em pecuária industrial / factory farming; organismos geneticamente modificados, incluindo os supostos «novos» OGM ou de edição genética; esgotamento dos recursos fósseis; alterações climáticas; agressão à biodiversidade, erosão, destruição e degeneração dos solos; poluição das águas superficiais e subterrâneas.

Igualmente urgente será, para o FAB, acompanhar com atenção e sentido crítico a evolução do setor da agricultura biológica em Portugal, com especial atenção à evolução das áreas cultivadas, à sua correspondência com a disponibilidade de alimentos certificados para o mercado nacional, e a sua adequação às necessidades do consumidor.

Quem se identificar com o espírito e objetivos do FAB tal como acima formulados poderá enviar a sua adesão para forumab.2023@gmail.com – também pode visitar o FAB em https://www.facebook.com/profile.php?id=100092284426356

Sem comentários:

Enviar um comentário