Opinião: O sistema CGarden de jardinagem urbana

 Estive a ver o vídeo sobre as caixas para hortas da empresa CGarden e ocorrem-me alguns comentários. 

Foto: CGarden.

Os aspetos positivos:

- É um sistema muito completo, bem integrado e ambicioso. Nota-se que foi testado e amadurecido. Para públicos exigentes esta é de longe a melhor oferta de todas as que eu conheço no mercado.

- É bonito. Dá um ar de sofisticação ao espaço. Além disso permite regar outros vasos para além da caixa propriamente dita, o que amplia a sua conveniência.

- Recolhe e armazena água da chuva. Ninguém tem dúvidas de como a água é preciosa... todas as casas deviam ter sistemas destes. E está tudo pensado para proteger as plantas de desidratação desnecessária.

- São canteiros muito elevados, o que significa que não é preciso dobrar ou forçar as costas. Realmente cómodo, sobretudo para quem tem mais idade. Mas não há bela sem senão... vejam mais abaixo o reverso da medalha.

- O sistema de rega usa peças standard. Se alguma se estragar pode-se substituir com facilidade e sem ter de pagar uma fortuna a esta empresa.

- A formação do chá de vermicomposto é automática, e é com isso que se rega. As plantas adoram!

- Os materiais, pelo menos os principais, foram escolhidos pela solidez e durabilidade.

- É uma empresa portuguesa. Desejo-lhes o maior sucesso.

O que me parece menos bem conseguido:

- Não é para crianças: não conseguem chegar tão alto!

- A (vermi)compostagem dificilmente conseguirá dar vazão. Aqui as caixas para as minhocas são sempre do mesmo tamanho, mesmo nas opções maiores. As minhocas gostam de alimentos ricos (de fruta podre e não de folhas secas, por exemplo) e tudo em pedacinhos pequenos... isto não é compatível com plantas grandes inteiras que vai ser preciso descartar no final do verão, entre outros. Ou seja, muito provavelmente é necessário ter um compostor tradicional para além do que este sistema oferece.

- O peso. Estas hortas parecem ser pesadas demais para varandas de prédios – só servem mesmo para pátios de vivendas. Mas as vivendas já têm terreno, normalmente, o que esvazia o propósito e reduz o nicho de mercado.

- O preço! O modelo pequeno custa cerca de mil euros, o maior aproxima-se dos 2 mil. É muito dinheiro! Pode não ser caro demais, face à criatividade, trabalho e materiais envolvidos, mas ainda assim põe os CGarden fora do alcance da maioria das famílias portugueses. 

O que fica por esclarecer:

- O nível de dificuldade da montagem.

- O (mau) cheiro, sobretudo da água com escorrências do composto.

- A durabilidade de alguns componentes.

- A performance ao longo dos anos.

Resumindo:

Se eu tivesse uma vivenda e o dinheiro necessário (para além do espaço requerido, claro) comprava uma horta CGarden? Sim, parecem irresistíveis mesmo não sendo perfeitos. Entretanto pode ser que se vão aproximando da perfeição, para grande alegria de todos os jardineiros urbanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário