A hortelã não é só para chá

Existem algumas, poucas, receitas tradicionais que tiram partido da humilde hortelã, como a açorda e a canja de galinha. Mas a hortelã é muito fácil de manter num vaso de uma horta urbana limitada, como é uma varanda, e por isso vale a pena dar asas à imaginação para tirar partido culinário desta aromática tão portuguesa e poderosa.

Deitar diariamente um ramo, ou algumas folhas, na jarra da água antes de levar para a mesa pode tornar-se um hábito automático. Para alguns o gosto será demasiado forte mas uma ou duas folhas bem picadas e misturadas com o resto da salada crua a única sensação que vão transmitir vai ser a da Primavera no seu melhor. Claro que nos cozinhados pode usar-se ainda com mais liberalidade, e se as folhas de hortelã forem atadas com cordel ou num ramo inteiro existe sempre a opção de as remover no final. Nas sobremesas a hortelã é particularmente apta a cortar a sensação de excesso de açúcar mas usá-la dá em geral um toque fresco de especiaria incomum.

Os maiores fãs podem secar para ter no inverno, mas aí o chá será o uso mais óbvio. Aqui na horta da varanda esta hortelã está vigorosa e pronta para mostrar o que vale!


Sem comentários:

Enviar um comentário